segunda-feira, 28 de julho de 2014

"PROJETO SEMEAR CIÊNCIA"



COMO POSSO ABORDAR ESSE TEMA COM MEUS ALUNOS?
Temas, conceitos e objetivos de aprendizagem.
Os cartazes da série "Diferentes, mas semelhantes" podem ser utilizados nas aulas de Biologia para engajar os alunos nos estudos sobre os seguintes conceitos fundamentais:
·         Unidade e Diversidade: organismos tão diferentes quanto os apresentados nos cartazes apresentam o mesmo tipo de material genético. Além de funcionarem do mesmo modo em todas essas espécies, as sequências de nucleotídeos de alguns trechos desse material genético são exatamente idênticas.
·         Continuidade da Vida: o DNA é a molécula que permite a diferentes espécies transmitir suas características para as gerações seguintes, garantindo as semelhanças ao longo das gerações.
·         Mudanças ao longo do Tempo: a comparação das sequências de DNA das diferentes espécies permite, à luz da teoria evolutiva, estabelecer relações de parentesco entre espécies muito distintas.
Para desenvolver esses conceitos fundamentais, os professores podem se valer dos seguintes temas de estudo:
·         Identidade dos seres vivos;
·         Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética;
·         A receita da vida e o seu código – tecnologias de manipulação do DNA;
·         Diversidade da vida;
·         Origem e evolução da vida.
As possibilidades de utilização desse material parecem, contudo, mais frutíferas se forem utilizadas no desenvolvimento das seguintes habilidades dos estudantes do Ensino Médio:
·         Reconhecer o DNA como um polímero formado por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula;
·         Reconhecer o significado da repetição de unidades para o papel desempenhado pela molécula do DNA;
·         Reconhecer o emparelhamento específico entre as bases nitrogenadas que compõem o DNA;
·         Relacionar a duplicação do DNA com a complementaridade das bases que o compõem;
·         Reconhecer a existência de um código genético universal, por meio do qual a sequência de bases do DNA é traduzida em uma sequência de aminoácidos na proteína;
·         Reconhecer relações de parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos;
·         Identificar e caracterizar as evidências da evolução biológica;
·         Identificar os mecanismos geradores (mutação e recombinação) e os fatores orientadores (seleção natural) da grande variabilidade dos seres vivos;
·         Identificar evidências do processo de evolução biológica.
Conversando sobre os cartazes ...MAIS NO SITE http://genoma.ib.usp.br/