quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

SUGESTÃO DE RELATÓRIO

RELATÓRIO DO CURSO:
“PRÁTICAS DE LABORATÓRIO PARA PROFESSORES DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS”

NOME DO PROFESSOR:_________________________________________________

E.E. __________________________________________________________________

E-MAIL_______________________________________________________________

DISCIPLINA:___________________________________________________________

SÉRIE (S) QUE DESENVOLVEU AS ATIVIDADES:____________________________

1.    COMO OS ALUNOS FORAM PREPARADOS PARA AS ATIVIDADES?
2.    QUAIS OS CONTEÚDOS TRABALHADOS?
3.    QUAIS PRÁTICAS FORAM DESENVOLVIDAS?
4.    COMO FOI O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES?
5.    QUAIS AS DIFICULDADES E PROBLEMAS ENCONTRADOS?
6.     QUAIS PONTOS FAVORÁVEIS FORAM OBSERVADOS?
7.    ANEXAR MÍNIMO DE 10 PARECERES DE ALUNOS DE CADA SALA TRABALHADA. (Aluno deverá escrever o que aprendeu na aula em questão)
8.    ANEXAR MÍNIMO DE 10 FOTOS.
9.    ANEXAR PARECER DO GRUPO GESTOR DA UNIDADE ESCOLAR.
  
TODOS OS PROFESSORES QUE DESENVOLVEREM AS ATIVIDADES E ENTREGAREM O RELATÓRIO DE ACORDO COM ORIENTAÇÕES PODERÃO SER CERTIFICADOS POR 40HORAS.
ORIENTAÇÕES FICARÃO DISPONÍVEIS NO BLOG
TODO MATERIAL DEVERÁ SER ENTREGUE À PCNP VÂNIA NO NÚCLEO PEDAGÓGICO


quinta-feira, 30 de outubro de 2014

RADICAIS LIVRES E E SUAS INTERFACES COM A VIDA.

A Universidade de São Paulo oferecerá, entre os dias 19 a 23 de janeiro de 2015, um curso gratuito destinado a 40 professores de Biologia e Química da rede pública de ensino, com duração de 30 horas. O curso tem a finalidade de oferecer conhecimentos básicos sobre Radicais Livres que tenham aplicação nas disciplinas de Biologia e Química do Ensino Médio. Consistirá de atividades diversificadas em salas de aula e laboratório, com uso de softwares educacionais, atividades em grupo, entre outras.
O Instituto de Química da USP oferecerá material didático e almoço nos Restaurantes Universitários nos dias de atividades. Os demais custos com transporte e quaisquer outras despesas, correrão por conta de cada participante, ou seja, a SEE não pagará diárias. As inscrições estarão abertas no período de 01 a 13 de novembro.
 Para mais informações, acesse o site do curso.



segunda-feira, 28 de julho de 2014

"PROJETO SEMEAR CIÊNCIA"



COMO POSSO ABORDAR ESSE TEMA COM MEUS ALUNOS?
Temas, conceitos e objetivos de aprendizagem.
Os cartazes da série "Diferentes, mas semelhantes" podem ser utilizados nas aulas de Biologia para engajar os alunos nos estudos sobre os seguintes conceitos fundamentais:
·         Unidade e Diversidade: organismos tão diferentes quanto os apresentados nos cartazes apresentam o mesmo tipo de material genético. Além de funcionarem do mesmo modo em todas essas espécies, as sequências de nucleotídeos de alguns trechos desse material genético são exatamente idênticas.
·         Continuidade da Vida: o DNA é a molécula que permite a diferentes espécies transmitir suas características para as gerações seguintes, garantindo as semelhanças ao longo das gerações.
·         Mudanças ao longo do Tempo: a comparação das sequências de DNA das diferentes espécies permite, à luz da teoria evolutiva, estabelecer relações de parentesco entre espécies muito distintas.
Para desenvolver esses conceitos fundamentais, os professores podem se valer dos seguintes temas de estudo:
·         Identidade dos seres vivos;
·         Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética;
·         A receita da vida e o seu código – tecnologias de manipulação do DNA;
·         Diversidade da vida;
·         Origem e evolução da vida.
As possibilidades de utilização desse material parecem, contudo, mais frutíferas se forem utilizadas no desenvolvimento das seguintes habilidades dos estudantes do Ensino Médio:
·         Reconhecer o DNA como um polímero formado por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula;
·         Reconhecer o significado da repetição de unidades para o papel desempenhado pela molécula do DNA;
·         Reconhecer o emparelhamento específico entre as bases nitrogenadas que compõem o DNA;
·         Relacionar a duplicação do DNA com a complementaridade das bases que o compõem;
·         Reconhecer a existência de um código genético universal, por meio do qual a sequência de bases do DNA é traduzida em uma sequência de aminoácidos na proteína;
·         Reconhecer relações de parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos;
·         Identificar e caracterizar as evidências da evolução biológica;
·         Identificar os mecanismos geradores (mutação e recombinação) e os fatores orientadores (seleção natural) da grande variabilidade dos seres vivos;
·         Identificar evidências do processo de evolução biológica.
Conversando sobre os cartazes ...MAIS NO SITE http://genoma.ib.usp.br/

terça-feira, 22 de julho de 2014

EXPOSIÇÃO PERMANENTE SOBRE A EVOLUÇÃO HUMANA

CATAVENTO ABRE EXPOSIÇÃO PERMANENTE SOBRE A EVOLUÇÃO HUMANA
Agência FAPESP – O museu Catavento Cultural e Educacional, em parceria com o Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da Universidade de São Paulo (USP), deu início à exposição permanente “Do Macaco ao Homem”, que apresenta os principais passos evolutivos da humanidade em diferentes aspectos.
A exposição está aberta de terça a domingo, das 9h às 17h, e a bilheteria fecha às 16h. O ingresso custa R$ 6, com entrada gratuita aos sábados. Entrada gratuita para professores.
O museu Catavento Cultural e Educacional fica no Palácio das Indústrias, localizado na Praça Cívica Ulisses Guimarães, no Centro da capital paulista.


segunda-feira, 14 de julho de 2014

INFORMAÇÃO IMPORTANTE.


Em atendimento à legislação eleitoral (Lei no. 9.504/1997), o site de nossa Diretoria de Ensino ficará indisponível de 5 de julho de 2014 até o final da eleição estadual em São Paulo. 

sexta-feira, 9 de maio de 2014

DISCUTA NAS AULAS DE BIOLOGIA...

"Cientistas dos EUA incorporam duas novas letras ao alfabeto genético." http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2014/05/07/cientistas-dos-eua-incorporam-duas-novas-letras-ao-alfabeto-genetico.htm

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Para discutir com seus alunos.

Médicos identificam bactéria inédita em paciente brasileiro.
Médicos identificam bactéria inédita em paciente brasileiro.
Leia mais: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/04/1443956-medicos-identificam-superbacteria-inedita-em-paciente-brasileiro.shtml 

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas – 2014.

Estão prorrogadas as inscrições da 6ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas – 2014, resultado de parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas/SENAD/MJ, a Secretaria de Educação Básica/SEB/MEC e a Universidade de Brasília/PRODEQUI/PCL/IP/UnB.
Período de inscrição: de 11/11/2013 a 16/2/2014.
Divulgação da lista de selecionados: fevereiro/2014.
Início do curso: março/2014.
ATENÇÃO: Cada escola deverá ter de 5 a 10 educadores inscritos para garantir sua participação. Para inscrever-se, tenha em mãos o seu CEP e o número INEP de sua escola.
Caso tenha dúvidas procure a equipe do PRODEQUI/UnB:

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Co­le­ção Edu­ca­do­res: 62 obras sobre educação para download.

O Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção, em par­ce­ria com a Unes­co e a Fun­da­ção Jo­a­quim Na­bu­co, dis­po­ni­bi­li­za pa­ra downlo­ad a Co­le­ção Edu­ca­do­res, uma sé­rie com 62 li­vros so­bre per­so­na­li­da­des da edu­ca­ção. A co­le­ção traz en­sai­os bi­o­grá­fi­cos so­bre 30 pen­sa­do­res bra­si­lei­ros, 30 es­tran­gei­ros, e dois ma­ni­fes­tos: “Pi­o­nei­ros da Edu­ca­ção No­va”, de 1932, e “Edu­ca­do­res”, de 1959. 

 http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do?first=50&skip=0&ds_titulo=&co_autor=&no_autor=&co_categoria=133&pagina=1&select_action=Submit&co_midia=2&co_obra=&co_idioma=&colunaOrdenar=DS_TI

Sugestão de aula da Revista Nova Escola.


Jogo estilo Cara a Cara para você e seus alunos conhecerem hábitos e características físicas de novas espécies de aves brasileiras. Descubra a ave do seu adversário e mostre quem é bom de bico!

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/bico-a-bico-jogo-educativo-aves-brasileiras-cara-a-cara-744510.shtml